Últimas
{"ticker_effect":"slide-v","autoplay":"true","speed":3000,"font_style":"normal"}

Rondônia registra mais de 100 focos de queimada na primeira semana de agosto

Mais de 100 focos de queimada foram registrados em Rondônia na primeira semana do mês de agosto. Na semana anterior foram 312. Os dados foram coletados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

Entre os dias 1 e 7 de agosto foram captados 105 focos de calor no território de Rondônia. O estado foi o quarto da região Norte no ranking de queimadas, atrás de:

  1. Pará – 948
  2. Amazonas – 649
  3. Tocantins – 348

Porto Velho foi o município com o maior número de focos (57), sendo o responsável por 54,3% de todas as queimadas do estado. Na sequência estão Candeias do Jamari (21) e Pimenteiras do Oeste (9). Ao todo, as queimadas foram registradas em 15 municípios.

Os dados coletados pelo Inpe ainda apontam que nesse período três focos de calor foram registrados na Floresta Nacional do Jacundá, uma unidade de conservação federal, e um foco foi percebido na Terra Indígena Roosevelt.

Mês recorde

O mês de julho registrou o recorde de focos de calor de todo o ano de 2022 até então, com mais de 550 queimadas nos 31 dias. O número é maior que o percebido em todo o primeiro semestre do ano, que teve ao todo 380 focos.

O número de queimadas na primeira semana de julho (75), no entanto, foi inferior ao registrado no mesmo período neste mês de agosto.

G1

Compartilhe nas Redes Sociais