A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ariquemes/RO, na noite desta quarta-feira (13), em atividade de fiscalização ambiental na BR 364, nas proximidades do km 522 – local conhecido por entrada do “desvio”, identificou dois carregamentos de madeira sendo transportados de modo contrário à legislação vigente.
A equipe policial avistou o primeiro veículo, um caminhão de cabine fechada (tipo baú), saindo da rodovia na tentativa de “evitar” a fiscalização, adentrando na via não pavimentada – o conhecido “desvio”. Logo em seguida, outro veículo de carga, que também acompanhava o primeiro (tinham a mesma origem de saída), realizou a mesma manobra na falha tentativa de evitar a polícia.
Percebendo a manobra astuta, os policiais realizaram acompanhamento tático, interceptando os dois veículos poucos quilômetros do local em que estavam realizando fiscalização. O condutor do primeiro veículo desobedeceu a ordem de parada dos policiais, abandonando seu caminhão e fugindo rumo a mata que tangenciava a via. O segundo foi identificado e acompanhou a equipe na fiscalização.
Ambos os veículos foram conduzidos até a Delegacia para serem fiscalizados em um local seguro tanto para a equipe policial quanto para o motorista. Na fiscalização foram identificados quase 40 metros cúbicos de produto florestal nativo processado em lascas (madeira serrada). Como a carga não possuía documentação de origem florestal, restou caracterizado o Crime Ambiental.
O material florestal foi retido para inspeção dos órgãos ambientais e da justiça para posterior destinação. O motorista do veículo assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) comprometendo-se a comparecer ao JECrim da Comarca de Ariquemes, e logo foi liberado.