Hoje é o Dia do Publicitário. Profissionais graduadas em Publicidade e Propagada comentam sobre curso, mercado de trabalho e desafios da profissão.
Hoje, 1º de fevereiro, é o Dia do Publicitário. A data homenageia e valoriza os profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda.
A origem do Dia do Publicitário está ligada ao Decreto de Lei nº 57.690, que, no ano de 1966, regulamentou a profissão no Brasil. Esse decreto determinou a execução da Lei 4.680, de 18 de junho de 1965, que estabeleceu a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.
O que faz um publicitário?
Os publicitários trabalham diretamente com o planejamento, organização e desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias em diferentes mídias.
Além de traçar o perfil do público-alvo para definir a melhor abordagem e os meios de comunicação mais adequados, o publicitário cria textos e imagens, define o design gráfico, acompanha a produção e, ainda, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor, após sua veiculação.
O graduado em Publicidade e Propaganda exerce a sua profissão, na maior parte das vezes, em um ambiente dinâmico, onde a liberdade de ideias e o trabalho em equipe prevalecem. Por exemplo, em uma agência de propaganda, os profissionais encaixam-se em áreas diferentes, como criação, atendimento, mídia, planejamento, entre outras, mas todos acabam trabalhando juntos.
Espera-se que o estudante que quer estudar o curso de Publicidade e Propaganda seja criativo, curioso e ousado. Também são desejadas características como proatividade, rapidez, dinamicidade e estar ligado em tudo o que acontece ao seu redor.
Publicitárias na prática
Camila Thomaz graduou-se no curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo. “Escolhi estudar essa carreira porque, na época, fiz o colegial técnico de Publicidade e já me identificava com as áreas de comunicação”, conta.
Para os estudantes que querem prestar vestibular para Publicidade, a profissional recomenda que colham o máximo de informações antes de fazer o processo seletivo, para entender quais são as áreas de atuação da carreira pelas quais mais se interessam.
A publicitária iniciou a sua carreira ainda no segundo ano de faculdade em um departamento de marketing de uma empresa atuando especificamente na área de eventos. Hoje, a profissional conta com mais de 15 anos de carreira.
Camila acredita que o principal desafio da área de Publicidade é conseguir entrar no mercado de trabalho na área específica que o profisional quer atuar, uma vez que o mercado já se encontra saturado.
“A maioria dos publicitários com os quais tenho contato acabaram escolhendo as áreas de atendimento e de criação, que são, justamente, as áreas mais saturadas. Mas, o mercado de trabalho é muito amplo, então dá para fazer carreira em vários outros segmentos da Publicidade e Propaganda”
Camila Thomaz
Como é o curso de Publicidade e Propaganda?
Na maioria das universidades, o bacharelado em Publicidade e Propaganda é ministrado em 8 semestres. Normalmente, o curso começa com disciplinas gerais e introdutórias à área de conhecimento, como língua portuguesa, sociologia, filosofia, introdução à publicidade e propaganda e teoria da comunicação.
No decorrer do curso, os estudantes se deparam com matérias básicas e técnicas que vão desde tecnologias de comunicação, criatividade, marketing, ciências políticas e econômica, ética e psicologia até mídia, fotografia, redação publicitária, direção de arte, atendimento, pesquisa, planejamento e produção sonora e televisiva.
Fonte: Terra