A RO-257 é uma das mais importantes Rodovias do Vale do Jamari, que dá acesso, por Ariquemes a BR-364, aos municípios de Machadinho D’Oeste, Vale do Anari e distrito do 5º BEC, além de várias outras regiões através das estradas vicinais, por onde escoam grande parte da produção daquela região e é rota para estudantes e outras atividades.
Sua completa pavimentação é um sonho antigo de todos moradores, uma luta que tenho acompanhado, fiscalizado e cobrado das autoridades competentes, uma das conquistas foi a instalação da Usina de Asfalto em Ariquemes, facilitando o trabalho de conclusão do último trecho que ainda não tinha pavimentação e está em fase de conclusão.
Outra cobrança incessante é a construção em concreto das quatro pontes da Rodovia, inclusive duas delas não suportaram as cheias de 2019, sendo feito um paliativo que corre risco de cair a qualquer momento. Na Assembleia Legislativa (ALE), fui o relator do projeto que autorizou o governo a investir quase R$ 16 mi para construir várias pontes nas Rodovias Estaduais, incluindo as quatro da RO-257.
A abertura do Edital ocorreu nesta segunda-feira, 06 de dezembro de 2021, às 09h00min, pela Superintendência Estadual de Compras e Licitações – SUPEL, através da Comissão Permanente de Licitações de Obras – CPLO, nomeada pela Portaria 74/2021/SUPEL-CI, que tornou público a realização do certame na modalidade de CONCORRÊNCIA PÚBLICA, sob o regime de empreitada por PREÇO UNITÁRIO, e o tipo da licitação será o de MENOR PREÇO, na forma de execução indireta, tendo por finalidade a qualificação de empresas e a seleção da proposta mais vantajosa, conforme disposições no Edital.
O valor estimado é R$ 11.810.779,21 (Onze Milhões Oitocentos e Dez Mil Setecentos e Setenta e Nove Reais e Vinte e Um Centavos), para a construção das pontes no rio da Anta, Km 72, com 40 metros de extensão, rio Azul, Km 83, de 30 metros, rio Vermelho, Km 84, 40 metros e rio da Onça, no Km 96, DE 40 metros.
Espero que todo procedimento burocrático ocorra dentro da normalidade, para que não tenhamos mais atrasos, pois essas pontes já eram para estarem prontas, creio que não há interesses contrários que possam querer atrapalhar, assim espero, e ficarei atento para contribuir no que for possível.