A polícia prendeu, na manhã desta sexta-feira (20) três pessoas envolvidas em um grupo criminoso responsável pela execução de roubos em Cacoal. A investigação conduzida pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF), com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional e Serviço Reservado do 4ºBPM, teve início do mês de dezembro de 2020 e durante a apuração os policiais conseguiram recuperar objetos subtraídos pelos criminosos, além de indícios que levaram à suposta autoria.
Para o cometimento dos crimes os agentes invadiam residências, algumas situadas na zona rural. No interior do imóvel rendiam as vítimas e com emprego de armas de fogo e grave ameaça, amarravam-nas ou as trancavam em algum cômodo, restringindo assim a liberdade das mesmas. Em algumas ocorrências, as vítimas ficaram seriamente lesionadas em decorrência da violência empregada pelos criminosos.
As medidas foram cumpridas por policiais da DERF, 1ªDPC, DERCV, Núcleo de Inteligência, 1ªDPC de Urupá, Serviço Reservado do 4ºBPM e radiopatrulha. O nome da operação está relacionado ao significado etimológico da palavra “Rapina”, que consiste em “roubar com violência”.